ATIVIDADE COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
OBJETIVOS: (CAPACIDADES E HABILIDADES ESPERADAS);
CONHECER AS
DIFERENTES FORMAS DE ESCRITA DA LETRA D.
FIXAR O
EMPREGO DA GRAFIA E DO FONEMA D NA ESCRITA.
COMPREENDER A DIFERENÇA ALFABÉTICA DO SISTEMA DE ESCRITA –
CORRESPONDÊNCIA LETRA E SOM.
PERCEBER A DISCRIMINAÇÃO SONORA DA LETRA D.
CONHECER A UNIDADE FONOLÓGICA- RIMA.
COMPREENDER E
DOMINAR AS CONVENÇÕES GRÁFICAS- ESPAÇOS EM BRANCO NO TEXTO.
RELACIONAR QUANTIDADES E ALGARISMOS
DIFERENCIAR E CONHECER DEZENA E DÚZIA
(QUANTIDADES RELACIONADAS A NOMENCLATURA).
CONHECER
GRÁFICO E TABELA
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
RELAÇÃO
FONEMAS/ GRAFEMAS - LETRA D.
LEITURA
ESCRITA
TEXTO
TRAVA-LÍNGUAS
LISTA
RECEITA
DE DOCE
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
PINTAR
A ILUSTRAÇÃO APRESENTADA DO DOCE COM O SABOR DESEJADO.
ESCREVER
A PALAVRA DOCE COM AUXÍLIO.
FORMAR A
PALAVRA DOCE COM SÍLABAS E LETRAS APRESENTADAS.
LER
COLETIVAMENTE O TEXTO TRAVA- LÍGUAS: O DOCE.
PINTAR
NO TEXTO A PALAVRA DOCE.
COMPLETAR NO TEXTO A PALAVRA DOCE, COM AUXÍLIO DO TEXTO ESTUDADO.
RECORTAR A LETRA D DE REVISTA.
PERCEBER
A DISCRIMINAÇÃO SONORA DA LETRA D.
PERCEBER ORALMENTE AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE: O QUE É? O QUE É?
VISUALIZAR
NOS CARTAZES APRESENTADOS, PERGUNTAS E RESPOSTAS.
ESCREVER
AS RESPOSTAS NA ATIVIDADE APRESENTADA (XEROCADA) .
LISTA DE
PALAVRAS COM D ( AS QUE ENCONTRARAM NAS RESPOSTAS DA ATIVIDADE DE “O QUE É? O
QUE É?”) FORMAR A PALAVRA DOCE COM 4
FICHAS DAS RESPECTIVAS LETRAS, ENTREGUE
A 4 ALUNOS.
ESCREVER
AS PALAVRAS DAS CHARADAS DITADAS PELA PROFESSORA.
DESENHAR 1
DÚZIA DE OVOS.
DESENHAR 1
DEZENA DE DOCES.
ESCREVER O
NÚMERO QUE INDICA A QUANTIDADE DE DEDOS DAS MÃOS (XEROCADA).
LER O TEXTO
TRAVA- LÍNGUAS, O DOCE.
RESPONDER
PERGUNTAS FEITAS PELA PROFESSORA SOBRE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
PINTAR OS
ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
RECORTAR DE
REVISTAS AS SÍLABAS DA, DE, DI, DO, DU.
ESCREVER
PALAVRAS QUE INICIEM COM AS SÍLABAS ESTUDADAS.
CONTAR E
REGISTRAR A QUANTIDADE DE PALAVRAS NAS FRASES APRESENTADAS DO TEXTO ESTUDADO.
PINTAR A
PALAVRA DOCE NAS FRASES.
ESCREVER A
PALAVRA DOCE.
LER
A PALAVRA DOCE, REGISTRADA NO QUADRO, EM VOZ ALTA , BEM DEVAGAR. PERCEBER QUANTAS VEZES
MEXE O LÁBIO E A LÍNGUA.
CONTAR
QUANTOS PEDACINHOS FORMAM A PALAVRA DOCE.
DESENHAR O
DOCE QUE MAMÃE MAIS GOSTA. ESCREVER O NOME DO DOCE E DA MAMÃE.
CIRCULAR
PALAVRAS EM QUE APAREÇA A
LETRA D NO INÍCIO, MEIO E FINAL DA PALAVRA.
LEITURA DE
PALAVRAS APRESENTADAS.
FORMAR
FRASES COM PALAVRAS APRESENTADAS COM A LETRA D.
PRODUZIR
LISTA COM PALAVRAS ONDE APARECE A LETRA D APRESENTADAS PELAS CRIANÇAS.
COMPLETAR
COM D PALAVRAS APRESENTADAS.
COMPLETAR
TABELA DE ACORDO COM GRÁFICO APRESENTADO.
DESENHAR UM
OBJETO NO QUAL O NOME INICIE COM A LETRA D.
PESQUISAR EM REVISTAS OU JORNAIS
PALAVRAS, NOME DE PESSOAS, NOME DE ANIMAIS, BRINQUEDOS QUE APARECEM A LETRA D,
PARA MONTAR CARTAZ.
METODOLOGIA/
ESTRATÉGIA DE ENSINO:
INICIALMENTE SERÁ ENTREGUE A CADA CRIANÇA A
ILUSTRAÇÃO DE UM DOCE , E SERÁ PERGUNTADO: - QUEM SABE DIZER O QUE É?
CADA CRIANÇA DEVERÁ PINTAR COM O SABOR
DESEJADO E LOGO APÓS COLADO NO CADERNO DE ATIVIDADES, ESCREVENDO A PALAVRA
DOCE, COM AUXÍLIO.
CADA CRIANÇA RECEBERÁ AS SÍLABAS DA PALAVRA
DOCE, DEVENDO MONTAR E COLAR NO CADERNO, OBSERVANDO A PALAVRA ESCRITA
ANTERIORMENTE.
LOGO APÓS, SERÁ ENTREGUE LETRAS QUE FORMAM A
PALAVRA, ONDE TERÃO TAMBÉM QUE MONTAR E COLAR.
CADA ALUNO
RECEBERÁ O TEXTO- TRAVA LÍNGUAS “ O DOCE”, SERÁ FEITO UMA PRIMEIRA LEITURA PELA
PROFESSORA, ONDE AS CRIANÇAS DEVERÃO ACOMPANHAR COM OS OLHOS E DEDINHOS CADA
PALAVRA QUE ESTIVER SENDO LIDAS.
INICIALMENTE
LEITURA COLETIVA DO TEXTO BEM DEVAGAR, PARA PERCEBEREM ONDE ESTÁ ESCRITA A
PALAVRA DOCE. DEVERÃO PINTAR DE VERMELHO A PALAVRA TODA VEZ QUE APARECER NO
TEXTO.
FAZER
ORALMENTE A ANÁLISE LINGUÍSTICA DA PALAVRA, PERGUNTANDO-LHES: QUANTAS LETRAS
TEM A PALAVRA? QUAL A PRIMEIRA? QUAL A
ÚLTIMA? QUAIS SÃO VOGAIS? QUAIS SÃO CONSOANTES? QUANTAS SÍLABAS? QUAL A
PRIMEIRA? QUAL A ÚLTIMA?
OS
ALFABETIZANDOS ALFABÉTICOS TRABALHAM EM PARCERIA COM OS
NÃO-ALFABÉTICOS, LENDO A PALAVRA PARA ELES.
SERÁ
COMPLETADO UM QUADRO ONDE AS CRIANÇAS FORMARÃO AS SÍLABAS DA, DE, DI, DO, DU.
PROCURARÃO EM REVISTAS AS SÍLABAS
QUE
FORMARAM NA ATIVIDADE ANTERIOR E COLAR NO CADERNO.
FARÃO LEITURA COM ATENÇÃO DO TEXTO “ O DOCE” E
COMPLETAR COM AS PALAVRAS FALTOSAS O OUTRO TEXTO ENTREGUE.
NOVA LEITURA DO
TEXTO “ O DOCE”, INICIALMENTE PELA PROFESSORA E LOGO APÓS COLETIVAMENTE.
ORALMENTE SERÁ FEITA ATIVIDADE DE FIXAÇÃO SOBRE O TEXTO.
·
QUAL É O DOCE MAIS DOCE?
·
QUANTAS VEZES A PALAVRA DOCE APARECE NO TEXTO?
·
QUAL O DOCE QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
EM SEGUIDA, A ATIVIDADE SERÁ REGISTRADA NO
CADERNO DE ATIVIDADES, NO CADERNO DE DESENHO SEU DOCE PREFERIDO.
SERÁ FEITO NA
ORALIDADE A LEITURA DE 5 ADIVINHAÇÕES:
·
O QUE É, O QUE É?
VOCÊ ESCREVE
TODO DIA NO CADERNO PARA MARCAR O TEMPO( DIA, MÊS, ANO)?
·
O QUE É? O QUE É?
QUANDO O SOL
APARECE DE MANHÃ, ELE COMEÇA?
·
O QUE É ? O QUE É?
TEMOS NAS
MÃOS, TEMOS NOS PÉS E FORMAM DEZENAS?
·
O QUE É, O QUE É?
É A MANEIRA
DE MEDIR A QUANTIDADE DE OVOS QUE COMPRAMOS?
·
O QUE É? O QUE É?
SEJA HOMEM,
SEJA MULHER, TODOS GOSTAM COMO SOBREMESA?
·
SERÁ EXPOSTO EM SALA CARTAZES COM
ILUSTRAÇÃO DE UM DOCE NOMEADO E DAS
CHARADINHAS COM SUAS RESPOSTAS PARA VISUALIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DAS MESMAS.
SERÁ FEITO UM
DITADO COM AS PALAVRAS-RESPOSTAS DAS
CHARADAS.
CADA ALUNO DESENHARÁ: 1 DEZENA DE DOCES E 1
DÚZIA DE OVOS.
ESTUDAR EM CASA AS SÍLABAS E PALAVRAS
TRABALHADAS EM SALA DE AULA.
VOLTANDO AO TEXTO: O DOCE,
PROFESSORA E ALUNOS FARÃO LEITURA COLETIVA, LOGO APÓS SERÁ PERGUNTADO:
·
AS PALAVRINHAS ESTÃO GRUDADINHAS UMAS NAS OUTRAS
OU SEPARADAS?
SOLICITAR QUE PINTEM, EM SEUS TEXTOS
OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS. A SEGUIR EXPLICAR A FUNÇAO DOS
ESPAÇOS EM BRANCO.
RECORTE DE REVISTAS DAS SÍLABAS DA, DE, DI, DO, DU.
DEVERÃO ESCREVER 1 PALAVRA QUE INICIE COM AS SÍLABAS DA ATIVIDADE
ANTERIOR.
NO CADERNO REGISTRARÃO DUAS FRASES TIRADAS DO TEXTO O DOCE E CONTARÃO A
QUANTIDADE DE PALAVRAS, ANOTANDO-AS.
PINTARÃO NAS FRASES DE VERMELHO ONDE APARECEM A PALAVRA DOCE.
ESCREVERÃO ESSA MESMA PALAVRA NUM QUADRO APRESENTADO.
CADA CRIANÇA DESENHARÁ O DOCE QUE SUA MÃE MAIS GOSTA, LOGO APÓS
ESCREVERÁ O NOME.
SERÁ CIRCULADO, NUMA LISTA APRESENTADO O NOME DE DOIS DOCES.
SERÁ
APRESENTADA (XEROCADA) ATIVIDADE COM
DOCES FEITOS POR MAMÃE, COM GRÁFICO E TABELA, ONDE COLETIVAMENTE RESOLVEREMOS AS QUESTÕES.
COLETIVAMENTE PRODUZIREMOS UMA
LISTA COM PALAVRAS QUE APRESENTAM A LETRA D, SENDO REGISTRADAS NO QUADRO E
CADERNO E EM UMA FOLHA DE
PAPEL PARDO COMO CARTAZ PARA VISUALIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DAS PALAVRAS.
FARÃO A ESCRITA DO NOME DE DOCES
ILUSTRADOS.
DEVERÃO LER PALAVRAS APRESENTADAS E
ILUSTRÁ-LAS.
FAREMOS DOCINHOS DE BATATA DOCE,
TRABALHANDO TAMBÉM A RECEITA (INGREDIENTES
E MODO DE FAZER).
CRONOGRAMA:
30 DIAS
AVALIAÇÃO:
ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES PROPOSTAS.
DAS TAREFAS PROPOSTAS PARA CASA.
PELO DESEJO E DESAFIO DA LEITURA E ESCRITA.
PELA CORREÇÃO
COLETIVA E INDIVIDUAL DAS ATIVIDADES
REALIZADAS.
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