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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA


                  ATIVIDADE COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
        

         OBJETIVOS: (CAPACIDADES E HABILIDADES ESPERADAS);

CONHECER AS DIFERENTES FORMAS DE ESCRITA DA LETRA D.
FIXAR O EMPREGO DA GRAFIA E DO FONEMA D NA ESCRITA.
COMPREENDER A DIFERENÇA ALFABÉTICA DO SISTEMA DE ESCRITA – CORRESPONDÊNCIA LETRA E SOM. 
PERCEBER A DISCRIMINAÇÃO SONORA DA LETRA D.
CONHECER A UNIDADE FONOLÓGICA- RIMA.
COMPREENDER E DOMINAR AS CONVENÇÕES GRÁFICAS- ESPAÇOS EM BRANCO NO TEXTO.

 RELACIONAR QUANTIDADES E ALGARISMOS

 DIFERENCIAR E CONHECER DEZENA E DÚZIA (QUANTIDADES RELACIONADAS A NOMENCLATURA).
 
CONHECER GRÁFICO E TABELA
     
   CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
        RELAÇÃO FONEMAS/ GRAFEMAS - LETRA D.
        LEITURA
        ESCRITA
        TEXTO TRAVA-LÍNGUAS
        LISTA
        RECEITA DE DOCE
     
 CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
        PINTAR A ILUSTRAÇÃO APRESENTADA DO DOCE COM O SABOR DESEJADO.
        ESCREVER A PALAVRA DOCE COM AUXÍLIO.
        FORMAR A PALAVRA DOCE COM SÍLABAS E LETRAS APRESENTADAS.
        LER COLETIVAMENTE O TEXTO TRAVA- LÍGUAS: O DOCE.
        PINTAR NO TEXTO A PALAVRA DOCE.
        COMPLETAR NO TEXTO A PALAVRA DOCE, COM AUXÍLIO DO  TEXTO ESTUDADO.
                       RECORTAR A LETRA D DE REVISTA.                                                                              
       PERCEBER A DISCRIMINAÇÃO SONORA DA LETRA D.       PERCEBER ORALMENTE AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE: O QUE É? O QUE É?
       VISUALIZAR NOS CARTAZES APRESENTADOS, PERGUNTAS E RESPOSTAS.
       ESCREVER AS RESPOSTAS NA ATIVIDADE APRESENTADA (XEROCADA) .
      LISTA DE PALAVRAS COM D ( AS QUE ENCONTRARAM NAS RESPOSTAS DA ATIVIDADE DE “O QUE É? O QUE É?”)                       FORMAR A PALAVRA DOCE COM 4 FICHAS DAS RESPECTIVAS LETRAS,  ENTREGUE A 4 ALUNOS.
      ESCREVER AS PALAVRAS DAS CHARADAS DITADAS PELA PROFESSORA.
      DESENHAR 1 DÚZIA DE OVOS.
      DESENHAR 1 DEZENA DE DOCES.
      ESCREVER O NÚMERO QUE INDICA A QUANTIDADE DE DEDOS DAS MÃOS (XEROCADA).
     LER O TEXTO TRAVA- LÍNGUAS, O DOCE.
     RESPONDER PERGUNTAS FEITAS PELA PROFESSORA SOBRE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
     PINTAR OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
     RECORTAR DE REVISTAS AS SÍLABAS DA, DE, DI, DO, DU.
     ESCREVER PALAVRAS QUE INICIEM COM AS SÍLABAS ESTUDADAS.
     CONTAR E REGISTRAR A QUANTIDADE DE PALAVRAS NAS FRASES APRESENTADAS DO TEXTO ESTUDADO.
     PINTAR A PALAVRA DOCE NAS FRASES.
     ESCREVER A PALAVRA DOCE.
     LER A PALAVRA DOCE, REGISTRADA NO QUADRO, EM VOZ ALTA, BEM DEVAGAR. PERCEBER QUANTAS VEZES MEXE O LÁBIO E A LÍNGUA.
     CONTAR QUANTOS PEDACINHOS FORMAM A PALAVRA DOCE.
      DESENHAR O DOCE QUE MAMÃE MAIS GOSTA. ESCREVER O NOME DO DOCE E DA MAMÃE.
      CIRCULAR PALAVRAS EM QUE APAREÇA A LETRA D NO INÍCIO, MEIO E FINAL DA PALAVRA.
     LEITURA DE PALAVRAS APRESENTADAS.
     FORMAR FRASES COM PALAVRAS APRESENTADAS COM A LETRA D.
     PRODUZIR LISTA COM PALAVRAS ONDE APARECE A LETRA D APRESENTADAS PELAS CRIANÇAS.
     COMPLETAR COM D PALAVRAS APRESENTADAS.
     COMPLETAR TABELA DE ACORDO COM GRÁFICO APRESENTADO.
     DESENHAR UM OBJETO NO QUAL O NOME INICIE COM A LETRA D.
     PESQUISAR EM REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS, NOME DE PESSOAS, NOME DE ANIMAIS, BRINQUEDOS QUE APARECEM A LETRA D, PARA MONTAR CARTAZ.

METODOLOGIA/ ESTRATÉGIA DE ENSINO:

    INICIALMENTE SERÁ ENTREGUE A CADA CRIANÇA A ILUSTRAÇÃO DE UM DOCE , E SERÁ PERGUNTADO: - QUEM SABE DIZER O QUE É?

   CADA CRIANÇA DEVERÁ PINTAR COM O SABOR DESEJADO E LOGO APÓS COLADO NO CADERNO DE ATIVIDADES, ESCREVENDO A PALAVRA DOCE, COM AUXÍLIO.

 CADA CRIANÇA RECEBERÁ AS SÍLABAS DA PALAVRA DOCE, DEVENDO MONTAR E COLAR NO CADERNO, OBSERVANDO A PALAVRA ESCRITA ANTERIORMENTE.
 LOGO APÓS, SERÁ ENTREGUE LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA, ONDE TERÃO TAMBÉM QUE MONTAR E COLAR.

CADA ALUNO RECEBERÁ O TEXTO- TRAVA LÍNGUAS “ O DOCE”, SERÁ FEITO UMA PRIMEIRA LEITURA PELA PROFESSORA, ONDE AS CRIANÇAS DEVERÃO ACOMPANHAR COM OS OLHOS E DEDINHOS CADA PALAVRA QUE  ESTIVER SENDO LIDAS.

INICIALMENTE LEITURA COLETIVA DO TEXTO BEM DEVAGAR, PARA PERCEBEREM ONDE ESTÁ ESCRITA A PALAVRA DOCE. DEVERÃO PINTAR DE VERMELHO A PALAVRA TODA VEZ QUE APARECER NO TEXTO.

FAZER ORALMENTE A ANÁLISE LINGUÍSTICA DA PALAVRA, PERGUNTANDO-LHES: QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA?  QUAL A PRIMEIRA? QUAL A ÚLTIMA? QUAIS SÃO VOGAIS? QUAIS SÃO CONSOANTES? QUANTAS SÍLABAS? QUAL A PRIMEIRA? QUAL A ÚLTIMA?

OS ALFABETIZANDOS ALFABÉTICOS TRABALHAM EM PARCERIA COM OS NÃO-ALFABÉTICOS, LENDO A PALAVRA PARA ELES.

  SERÁ COMPLETADO UM QUADRO ONDE AS CRIANÇAS FORMARÃO AS SÍLABAS  DA, DE, DI, DO, DU.

   PROCURARÃO  EM REVISTAS  AS SÍLABAS  QUE FORMARAM NA  ATIVIDADE ANTERIOR E COLAR NO CADERNO.

 FARÃO LEITURA COM ATENÇÃO DO TEXTO “ O DOCE” E COMPLETAR COM AS PALAVRAS FALTOSAS O OUTRO TEXTO ENTREGUE.

NOVA LEITURA DO TEXTO “ O DOCE”, INICIALMENTE PELA PROFESSORA E LOGO APÓS COLETIVAMENTE.

ORALMENTE  SERÁ FEITA ATIVIDADE DE FIXAÇÃO SOBRE O TEXTO.
·     QUAL É O DOCE MAIS DOCE?
·     QUANTAS VEZES A PALAVRA DOCE APARECE NO TEXTO?
·     QUAL O DOCE QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
                   EM SEGUIDA, A ATIVIDADE SERÁ REGISTRADA NO CADERNO DE  ATIVIDADES,  NO CADERNO DE DESENHO SEU DOCE PREFERIDO.

SERÁ FEITO NA ORALIDADE A LEITURA DE 5 ADIVINHAÇÕES:
·         O QUE É, O QUE É?
VOCÊ ESCREVE TODO DIA NO CADERNO PARA MARCAR O TEMPO( DIA, MÊS, ANO)?
·                   O QUE É? O QUE É?
QUANDO O SOL APARECE DE MANHÃ, ELE COMEÇA?
·                   O QUE É ? O QUE É?
TEMOS NAS MÃOS, TEMOS NOS PÉS E FORMAM DEZENAS?
·                   O QUE É, O QUE É?
É A MANEIRA DE MEDIR A QUANTIDADE DE OVOS QUE COMPRAMOS?
·                   O QUE É? O QUE É?
SEJA HOMEM, SEJA MULHER, TODOS GOSTAM COMO SOBREMESA?
·                   SERÁ EXPOSTO EM SALA CARTAZES COM ILUSTRAÇÃO DE UM DOCE NOMEADO E  DAS CHARADINHAS COM SUAS RESPOSTAS PARA VISUALIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DAS MESMAS.

SERÁ FEITO UM DITADO COM AS PALAVRAS-RESPOSTAS DAS    CHARADAS.

                              CADA ALUNO DESENHARÁ: 1 DEZENA DE DOCES E 1 DÚZIA DE OVOS.

               EM UMA ATIVIDADE XEROCADA, AS CRIANÇAS DEVERÃO INDICAR A     QUANTIDADE DE DEDOS DAS MÃOS APRESENTADAS.

               ESTUDAR EM CASA AS SÍLABAS E PALAVRAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA.

                VOLTANDO AO TEXTO: O DOCE, PROFESSORA E ALUNOS FARÃO LEITURA COLETIVA, LOGO APÓS SERÁ PERGUNTADO:
·                   AS PALAVRINHAS ESTÃO GRUDADINHAS UMAS NAS OUTRAS OU SEPARADAS?
SOLICITAR QUE PINTEM, EM SEUS TEXTOS OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS. A SEGUIR EXPLICAR A FUNÇAO DOS ESPAÇOS EM BRANCO.

RECORTE DE REVISTAS DAS SÍLABAS DA, DE, DI, DO, DU.

DEVERÃO ESCREVER 1 PALAVRA QUE INICIE COM AS SÍLABAS DA ATIVIDADE ANTERIOR.

NO CADERNO REGISTRARÃO DUAS FRASES TIRADAS DO TEXTO O DOCE E CONTARÃO A QUANTIDADE DE PALAVRAS, ANOTANDO-AS.

PINTARÃO NAS FRASES DE VERMELHO ONDE APARECEM A PALAVRA DOCE.

ESCREVERÃO ESSA MESMA PALAVRA NUM QUADRO APRESENTADO.

CADA CRIANÇA DESENHARÁ O DOCE QUE SUA MÃE MAIS GOSTA, LOGO APÓS ESCREVERÁ O NOME.

SERÁ CIRCULADO, NUMA LISTA APRESENTADO O NOME DE DOIS DOCES.

SERÁ APRESENTADA  (XEROCADA) ATIVIDADE COM DOCES FEITOS POR MAMÃE, COM GRÁFICO E TABELA, ONDE COLETIVAMENTE  RESOLVEREMOS AS QUESTÕES.

             COLETIVAMENTE PRODUZIREMOS UMA LISTA COM PALAVRAS QUE APRESENTAM A LETRA D, SENDO REGISTRADAS NO QUADRO E CADERNO E EM UMA FOLHA DE PAPEL PARDO COMO CARTAZ PARA VISUALIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DAS PALAVRAS.

             FARÃO A ESCRITA DO NOME DE DOCES ILUSTRADOS.
            DEVERÃO LER PALAVRAS APRESENTADAS E ILUSTRÁ-LAS.

             FAREMOS DOCINHOS DE BATATA DOCE, TRABALHANDO TAMBÉM A RECEITA (INGREDIENTES E MODO DE FAZER).

                               CRONOGRAMA: 30 DIAS

                AVALIAÇÃO:
                                                                                                                                    ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
                                                                                                        
           DAS TAREFAS PROPOSTAS PARA CASA.

           PELO DESEJO E DESAFIO DA LEITURA E ESCRITA.

   PELA CORREÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL DAS ATIVIDADES       REALIZADAS.
                                                                                                               


                                   






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