Fixar o emprego da grafia e do fonema D na escrita.
Escrever a palavra DOCE com auxílio da professora.
Formar a palavra DOCE inicialmente com as sílabas ( DO- C E ) apresentadas a cada aluno, xerocada, e na sequência as letras ( D- O - C- E ) onde formarão a palavra, colando-as no caderno.
Apresentar o texto : O DOCE
Leitura pela professora e coletivamente pelas crianças.
Interpretação oral :
Qual é o doce mais doce ?
Qual o doce que você mais gosta ?
Desenho de seu doce preferido.
Quantas vezes a palavra doce aparece no texto ?
(A atividade será registrada nos cadernos das crianças).
Classificar as palavras encontradas no texto trava-línguas que possuem a letra D.
DA-
DE-
DI-
DO-
DU-
Escolher aleatoriamente 4 crianças, entregar a cada uma as letras que formam a palavra D-O-C -E, produzida anteriormente pela professora. Pedir que as 4 crianças se organizem , de acordo com as letras recebidas e formem a palavra.
Atividade: O QUE É ? O QUE É ?
(Em forma de cartaz, produzir as adivinhações), já com as respostas também digitalizadas.Também serão entregue as crianças.
O que é? O que é ?
TEMOS NAS MÃOS, TEMOS NOS PÉS E FORMAM DEZENAS ? ( DEDOS)
_________________
O que é ? O que é ?
Seja homem, seja mulher, todos gostam de comer de sobremesa ? ( DOCE )
________________
O que é ? O que é ?
É a maneira de medir a quantidade de ovos que compramos ? ( DÚZIA)
_________________
O que é ? O que é ?
Você escreve todos os dias no caderno para marcar o tempo ( dia, mês, ano ) ? ( DATA)
_______________
O que é ? O que é ?
Quando o sol aparece de manhã, ele começa ? ( DIA)
_______________
Circule na lista o nome de dois doces: ( A atividade será realizada com auxílio da professora, dependendo do ano em que será proposta).
LEITE -
PÃO -
OVOS -
DOCE DE LEITE -
LARANJA -
TOMATE-
GOIABADA -
SABÃO-
CREME DENTAL -
GIRAFA -
MACARRÃO -
ATIVIDADES
1.QUANTAS
PALAVRAS TÊM AS FRASES ABAIXO? ESCREVA O NUMERAL NO QUADRINHO:
O DOCE PERGUNTOU PARA O DOCE
-
QUAL É O DOCE MAIS DOCE?
2. AGORA, PINTE
NAS FRASES ACIMA A PALAVRA DOCE.
3. ESCREVA ESSA MESMA PALAVRA NO QUADRO
ABAIXO:
( Desenhe um quadro)
4. QUAL LETRA
APARECE NO INÍCIO DA PALAVRA?
QUAL LETRA APARECE NO FINAL DA PALAVRA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário