Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Trabalhando a palavra doce

Trabalhar a palavra DOCE , suas sílabas, letras, etc.
Fixar o emprego da grafia e do fonema D na escrita.


Pintar o doce, representando o sabor desejado pela cor escolhida.

Escrever a palavra DOCE com auxílio da professora.

Formar a palavra  DOCE inicialmente com as sílabas  ( DO- C E ) apresentadas a cada aluno, xerocada, e na sequência as  letras  ( D- O - C- E ) onde formarão a palavra, colando-as no caderno.


Apresentar  o texto : O DOCE      
Leitura pela professora e coletivamente pelas crianças.
Interpretação oral :
Qual é o doce mais doce ?
Qual o doce que você mais gosta ?
Desenho de seu doce preferido.
Quantas vezes a palavra doce aparece no texto ?
 (A atividade será registrada nos cadernos das crianças).


Classificar as palavras encontradas no texto trava-línguas que possuem a letra D.
DA-
DE-
DI-
DO-
DU-


Escolher aleatoriamente 4 crianças, entregar a cada uma as letras que formam a palavra D-O-C -E, produzida anteriormente pela professora. Pedir que as 4 crianças se organizem , de acordo com as letras recebidas e formem a palavra.



Atividade: O QUE É ? O QUE É ?

(Em forma de cartaz, produzir as adivinhações), já com as respostas também digitalizadas.Também serão entregue as crianças.

O que é? O que é ?
TEMOS NAS MÃOS, TEMOS NOS PÉS E FORMAM DEZENAS ? ( DEDOS)
_________________

O que é ? O que é ?
Seja homem, seja mulher, todos gostam de comer de sobremesa ? ( DOCE )
________________

O que é ? O que é ?
É a maneira de medir a quantidade de ovos que compramos ?  ( DÚZIA)
_________________

O que é ? O que é ?
Você escreve todos os dias no caderno para marcar o tempo ( dia, mês, ano ) ? ( DATA)
_______________

O que é ? O que é ?
Quando o sol aparece de manhã, ele começa ? ( DIA)
_______________

Circule na lista o nome de dois doces:  ( A atividade será realizada com auxílio da professora, dependendo do ano em que será proposta).

LEITE -
PÃO -
OVOS -
DOCE DE LEITE -
LARANJA -
TOMATE-
GOIABADA -
SABÃO-
CREME DENTAL -
GIRAFA -
MACARRÃO -








                   ATIVIDADES

      1.QUANTAS PALAVRAS TÊM AS FRASES ABAIXO? ESCREVA O NUMERAL NO QUADRINHO:

    O DOCE PERGUNTOU PARA O DOCE          
 
    - QUAL É O DOCE MAIS DOCE? 
    ( Ao lado de cada frase desenhe um quadrinho)

      2. AGORA, PINTE NAS FRASES ACIMA A PALAVRA DOCE.

      3. ESCREVA ESSA MESMA PALAVRA NO QUADRO ABAIXO:

      ( Desenhe um quadro)


      4. QUAL LETRA APARECE NO INÍCIO DA PALAVRA?

          QUAL LETRA APARECE NO FINAL DA PALAVRA? 



                                                                                         




                                                                                                     

Nenhum comentário: